top of page
Allotment
Regime de venda de espaço num hotel ou meio de transporte, que consiste em bloquear a favor de um agente ou operador turísticos um determinado número de quartos ou de lugares, por um determinado período de tempo e com um prazo de liberação (release) pré-fixado. As condições dos contratos de concessão de allotment variam de acordo com os interesses das partes envolvidas.
 
Baggage Allowance
É o peso permitido ou o número de volumes permitidos por passageiro.
 
Baggage Claim Area
Local de recolha de bagagem no aeroporto, onde também se encontram os balcões de Lost & Found.
 
Baggage Tag
Etiqueta de bagagem (identificação).
 
Bed
Extra bed: é uma cama extra inserida num quarto DBL, TWIN ou TRP
King Size Bed: é uma cama de casal de grandes dimensões, apresentando normalmente medidas acima de 200cm x 200cm.
Queen Size Bed: é uma cama de casal também com grandes medidas mas não tão elevadas como a King Size Bed. Apresenta normalmente dimensões de 160cm x 200cm a 200cm x 200cm.

 

Boarding Pass/Card

São os cartões de embarque entregues ao passageiro no momento de check in.

 

Business Travel

Viagem de negócios associada às tarifas executivas.
 
Cabotage Fare
Tarifa reduzida com desconto normalmente ligada a grupos específicos (ex: pessoas que viajam dos arquipélagos para o país continental).

 

Cancelation Fee

Taxa de cancelamento a pagar pelo cliente quando não utiliza a reserva efetuada.
 
Centrais de Reserva
As centrais de reservas orientam-se em duas direcções: a primeira tem o objectivo de conexão entre os produtores de serviços turísticos e os grandes GDS; a segunda surge como um canal alternativo de distribuição turística, assumindo-se como representantes hoteleiros, consórcios ou afiliações. Muitas das centrais de reserva assumem funções tanto grossistas direccionando os seus serviços para outros intermediários, quer operadores quer agências de viagem, como retalhistas na venda directa ao consumidor final. Nestes casos, os produtores de serviços turísticos pagam uma quota para integrarem as bases de dados destas centrais de reservas, mais comissão por cada reserva efectuada.
 
Check In
São as formalidades de entrada num serviço (ex: hotel, aeroporto, estação...).
 
Check out
São as formalidades de saída de um serviço (ex: hotel, aeroporto, estação...).
 
Circuito Turístico
Deslocação de pequena duração com horários, preços, frequências e percursos pré-fixados, publicados e autorizados oficialmente. Estes circuitos são organizados por empresas especializadas.
 
Comission
Comissão paga aos intermediários (ex: agentes de viagens e operadores turísticos) pelos outros prestadores de serviços.
 
Confirmed Reservation
Confirmação da reserva. Deve ser sempre emitida por escrito.
 
Courier
Significa Correio de Turismo. É o profissional que acompanha turistas em viagens no país e ao estrangeiro, como representante dos respetivos organizadores, zelando pelo bem-estar do grupo e pelo cumprimento do programa de viagens. O Correio de Turismo não é um guia-intérprete.
 
Deadline
É um termo muito generalizado e em Turismo é interpretado como sendo a data limite para fazer reservas dos quartos ou lugares que a agência/operador tem em allotment.
 
Depósito
É uma caução ou sinalização entregue no início do serviço, com vista a garantir o mesmo. Este depósito pode referir-se apenas a um sinal inicial ou ao montante global exigido pelo prestador do serviço ao contratante.
 
Destination
Destino turístico
 
Downgrade
Operação de mudança para uma classe inferior, em hotel ou empresa de transporte. É raro mas acontece, principalmente quando o cliente o solicita ou não há alternativa para a empresa.
 
Endorsment
Endosso entre companhias aéreas; documento que prova que o passageiro mudou de companhia.
 
ETA
Estimated Time of Arrival (ex: aplica-se para voos, grupos...)
 
ETD
Estimated Time of Departure (ex: aplica-se para voos, grupos...)
 
Exchange Voucher
Documento que se troca por determinados serviços, ou serve de comprovativo de compra de algum serviço.
 
Excursão
Viagem com fins turísticos, culturais ou outros, organizada em grupo, com regresso ao ponto de origem. Inclui normalmente todos os serviços básicos (ex: assistência de guia, alimentação, entradas em museus, entre outros).
 
Fare
Tarifa paga por qualquer viagem ou serviço
 
Fare display
Quadro de tarifas (normalmente associado aos Sistemas de Distribuição Global - GDS, ao referirem-se às tarifas das companhias aéreas).
 
Fare note
Notas de tarifas (normalmente associado aos Sistemas de Distribuição Global - GDS, ao referirem-se às notas das tarifas das companhias aéreas).
 
Flate rate
Tarifa não comissionável.
 
Flight
Charter flight (voo charter): voo não regular que opera apenas em determinados períodos do ano de forma sistemática, para destinos de massas, com horários especiais. É um voo fretado ou pertencente a uma ou mais empresas de operação turística. Estes voos podem ser partilhados por vários operadores, dividindo entre eles um determinado número de lugares para venda
Connecting flight (voo com escala/voo de conexão): voo regular que implica a mudança de avião do passageiro na região de trânsito (local intermédio) para concluir a sua viagem.
Direct flight (voo direto): voo direto entre os pontos de partida e de destino, que pode implicar uma escala técnica para entrar e/ou sair passageiros (faz escala mas os passageiros que continuam viagem não têm de mudar de avião).
Regular flight (voo regular): ligação aérea entre dois ou mais aeroportos, caracterizada por um número, através do qual é executado o serviço regular de transporte aéreo, mediante horário, rota, equipamento e frequência. Os voos regulares podem ser diretos ou com escalas.
Low Cost flight (voo de baixo custo): voo com baixas tarifas cobradas ao passageiro, devido fundamentalmente à eliminação de custos derivados de serviços tradicionais habitualmente oferecidos.
 
Flight Number
Número de voo normalmente constituído pelo código da companhia (2 letras e 3 letras para companhias mais recentes) e até 4 números para o voo.
 
Fly & Drive
Visitante que se caracteriza como sendo um turista de uma noite, com reserva de voo, carro alugado e uma noite em cada lugar em várias regiões. O alojamento é normalmente adquirido no destino.
 
Fully Booked
Capacidade máxima de alojamento de uma unidade hoteleira ou de lugares num meio de transporte atingida.
 
Garantia
Montante exigido normalmente por uma unidade de alojamento por um serviço a uma agência de viagens ou operador turístico para segurança de pagamento. Esta surge quando a parte hoteleira está em posição negocial suficientemente forte por assim o exigir, ou porque a agência de viagens ou o operador turístico estão tão convictos do seu poder de venda que querem tirar alguma contrapartida desse potencial e pagam o alojamento com bastante antecedência para beneficiar de grandes descontos. Há uma baixa de preços em relação à política de allotment, que pode cifrar-se entre 20% e 30%. A extensão da garantia depende do risco assumido e pode ir até 100% (garantia em bloco). Desta forma, o risco é do lado do operador turístico na medida em que o pagamento é irreversível, independentemente de qualquer ocupação.
 
Gateway City
Denomina a cidade ou aeroporto de destino.
 
GDS - Global Distribution System
Os Global Distribution Systems adquiriram esta designação devido ao aumento da base de dados através da inserção de produtos hoteleiros, de aluguer de automóveis e outros complementares disponíveis para venda nos anteriores Computer Reservation System (CRS). Estes sistemas definem-se como uma base de dados central actualizada periodicamente, acessível aos seus utilizadores através de terminais informáticos. Proporcionam informação diária e actualizada de serviços e tarifas respetivas, que permitem reservar, alterar ou cancelar reservas bem como a emissão de bilhetes e de outra documentação.
 
Guest List
Lista de hóspedes
 
Haul
Distância associada a transporte.
Long haul: é uma viagem de longo curso (normalmente superior a ~4 horas de avião)
Short haul: é uma viagem de curta distância (normalmente inferior a ~4 horas de avião)
 
Holiday
Período de férias.
Long holiday: Deslocações para fora da área habitual de residência por um período normalmente superior a 3 noites.
Short holiday: Deslocações para fora da área habitual de residência por um período normalmente inferior a 3 noites.
 
Incentive Travel
Viagens de incentivo (prémios) que as empresas oferecem normalmente aos seus colaboradores por um bom desempenho ou para estimular a produção.
 
Inclusive Tour
Programa com tudo incluído
 
Itinerary pad
Descrição do itinerário (viagem por segmentos).
 
Loading Bridge
(Covered Walkway) Manga de embarque.
 
MCT
Minimum Connecting Time – tempo mínimo necessário para fazer a ligação entre dois voos.
 
MCO
Miscellaneous Charges Order – formulário preenchido para pedido de reembolso (por bilhete não utilizado), emissão de PTA, despesas de cancelamento, pagamento de excessos de bagagem, entre outros.
 
Modalidades de Alimentação / F&B Facilities
A / SA / B: Alojamento / Solo Alojamiento / Bed.
APA / AD / BB: Alojamento e Pequeno-almoço / Alojamiento y Desayuno / Bed and Breakfast
MP / MP / HB: Meia Pensão / Media Pensión / Half Board (2 refeições por dia,usualmente pequeno-almoço e jantar, excluindo bebidas).
PC / PC / FB: Pensão Completa / Pensión Completa / Full board (3 refeições por dia,excluindo bebidas).
TI / TI / AI: Tudo Incluído / Tudo incluido / All Inclusive (Todas as refeições do diaincluídas, inclusive bebidas. O conceito americano de TI consiste em servir, além das 3 refeições, bebidas e snacks a qualquer hora do dia. Na Europa servem, habitualmente, apenas às horas normais de refeição).
 
No Show
É o termo normalmente usado pelas companhias aéreas e unidades hoteleiras para se referirem aos passageiros/hóspedes que tinham reserva e que não se apresentam, por vontade própria ou involuntariamente, para o check in e não efetuaram o cancelamento no prazo estipulado. Esta ação pode causar prejuízo para a empresa envolvida, caso não tenha uma política de cobrança prévia ou de overbooking que compense esta situação imprevista.
 
NUC
Neutral Unit of Construction – unidade de cálculo virtual única, na qual são calculados os preços e depois convertidos para a moeda real dos países. Estabelecido pela IATA.
 
Open Ticket
Bilhete aéreo sem data ou hora específicas para regresso.
 
Overbooking
Termo fortemente associado às atividades hoteleira e aérea, que consiste na aceitação de reservas superior à lotação disponível por estas empresas. Em português diz-se sobrelotação ou sobreposição, precisamente por consistir na reserva de lugares acima da lotação máxima. Esta acção é praticada muitas vezes deliberadamente, para compensar os no shows.
 
Pacote turístico (package)
É a combinação de dois ou mais elementos vendidos como produtos isolados, por um preço conjunto, cujos custos individuais de cada produto não é identificável separadamente. De acordo com o Decreto-Lei n.º 199/2012, de 24 de agosto, viagens turísticas (que podemos associar a pacotes turísticos) combinam pelo menos dois dos serviços seguintes: Transporte; Alojamento; e/ou Serviços turísticos não subsidiários do transporte edo alojamento.
 
PAX
Significa pessoa ou passageiro.
Mr.: Senhor (normalmente a partir dos 18 anos, casado ou solteiro).
Mrs.: Senhora (normalmente casada. Há quem use para aplicar a mulheres maiores de 18 anos, independentemente do estado civil).
MSTR (Master): Menino/Rapaz (normalmente aplica-se a um rapaz desde que nasce até aos 11 anos. Há ainda quem aplique a um rapaz até aos 18 anos).
MISS: Menina/rapariga (aplica-se o termo, normalmente, desde que nasce atéaos 18 anos. Há ainda quem aplique a uma senhora de qualquer idadedesde que seja solteira).
CH (Child): Menino ou Menina (normalmente aplica-se a uma criança de idade compreendida entre os 2 anos (inclusive) e os 11 anos (inclusive).
IN (Infant): Menino ou Menina (normalmente aplica-se a um bebé até aos 2 anos (exclusive) de idade.
 
Preços/Tarifas/Rate
Flate Rate: Tarifa não comissionável.
PVP: Preço de venda ao Público (Preço de Balcão).
Preço Corporate: Preço para Empresa.
Preço Comissionável: Preço praticado pelo Produtor normalmente aos intermediários turísticos, dando-lhes uma comissão económica sobre o PVP.
Preço Net: Preço fixo (em que o Agente de Viagens ou Operador Turístico pode colocar a sua margem de lucro).
Preço de Época/Sazonal (seasonal rates): Preços que variam consoante a estação (Alta, Média e Baixa)
Preço Promocional: Preços normalmente reservados para as agências de viagens e operadores turísticos
 
PTA
Pre-Paid Ticket Advice - documento que comprova normalmente que um bilhete foi comprado no aeroporto de destino e recebido no local de partida, ou que o bilhete foi pago num local diferente daquele onde foi emitido.
 
Room
DBL: Quarto duplo com cama de casal.
TRP: Quarto triplo com uma cama de casal e uma de solteiro ou 3 camas de Solteiro.
TWIN: Quarto duplo com duas camas separadas.
SGL: Quarto single (individual) com uma cama de solteiro (100cm x 098cm, aproximadamente).
Quarto Comunicante: é normalmente um quarto que liga a outro através de uma porta direta. Estes quartos são habitualmente direcionados para famílias com filhos.
SUITE: Quarto duplo com sala/antecâmara e wc, de grandes dimensões (normalmente superiores a 40m2). Este tipo de quarto poderá adquirir outras designações comerciais, como: Suite presidencial, Suite real ou Suite de noivos. Incluem habitualmente o seguinte: serviço de quartos 24 horas, despertador, ligação para fax, secador de cabelo, telefone  no quarto e wc, ligação para modem, espelho de corpo inteiro, espelho de maquilhagem, acesso internet wireless, mais do que uma televisão por cabo, pay tv, mini-bar, ar condicionado, controlo de temperatura, cofre digital, electricidade de 220 volts, detector de fumo, vidros duplos ou triplos, roupão e chinelos, sala de estar com sofá, mesa de jantar e secretária de trabalho para a realização de pequenas reuniões. Muitas suites são comunicantes de forma a aumentarem a área de quarto ou para alojar a equipa do hóspede principal.
SUITE JR. (júnior): Quarto duplo com antecâmara e wc de dimensões menores que a suite. Apresenta também muitos dos produtos e serviços da suite normal.
 
Release
Termo utilizado habitualmente nos sistemas de allotment, que consiste na devolução ou prazo de devolução das disponibilidades do espaço não vendido dentro dos prazos estabelecidos em contrato, pelo operador turístico ou agente de viagens com quem a unidade hoteleira ou companhia aérea tinha acordo. O release varia consoante o acordado em contrato, podendo ir de 24 horas a 3 meses ou superior.
 
Season
High Season / Peak Season: Ã‰poca alta.
Low Season: Época baixa
 
Schedule Service
Qualquer serviço ou transporte que tem um horário regular.
 
Seat Only
Termo utilizado normalmente para referir o tipo de turista que compra apenas a passagem e viaja sem bagagem.
 
Seller report
Relatório de vendas do allotment.
 
Shoulder Period
Período intermédio entre a estação alta e a estação baixa, onde são também aplicadas tarifas intermédias.
 
Shutle Service
Transporte normalmente disponibilizado pelo hotel para fazer pequenas distâncias (aeroporto/hotel/aeroporto ou hotel/centro/hotel), de forma gratuita
e de natureza regular e nem sempre solicitados pelo cliente; obedecem a uma rota com horário mesmo não tendo clientes para o efeito.
 
Side Trip
Viagens à parte mas incluídas no pacote, ou seja com carácter opcional e pagas em separado.
 
System Hub-Spike
Estabelecimento de uma cidade específica como ponto central para a qual os voos de longa distância são programados, servindo de ponto de conexão onde também partem ou chegam voos de cidades mais próximas. Garante maior fator de número de passageiros.
 
Stand By
Waiting List - lista de espera.
 
Stop over
É uma paragem na viagem entre o local de partida e o destino, e permanece nesse local intermédio por mais de 24 horas. Realça-se o facto de nem todos os bilhetes aéreos permitirem esta paragem intermédia.
 
Stop sales
É uma paragem de venda de allotments, em caso de grupos superiores ao excedente desse allotment. É uma comunicação escrita feita pelo hoteleiro ou companhia aérea aos operadores turísticos e agentes de viagens com os quais tem acordo, de que durante um determinado período de tempo não se aceitam reservas, quer em allotment, quer não. O Stop sales só Ã© autorizado se esta cláusula estiver presente em contrato.
 
Tax
É a percentagem (taxa) de tarifa que é colocada no bilhete quando é feita a sua emissão, mas com o valor de pagamento identificado.
 
Traffic Documents
São todos os documentos normalmente requisitados nas agências de viagens para formalidades de embarque.
 
Transfer
Transporte fornecido ao turista no destino, quando chega ou quando parte, normalmente ligando o aeroporto ao hotel e este ao aeroporto. Faz normalmente parte de uma inclusive tour (pacote turístico) ou, quando não, é requisitado pelo cliente.
 
UM
Unaccompanied Minor – são crianças que viajam sem a companhia de um adulto e irão necessitar de assistência especial durante o voo por parte da companhia aérea.
 
Upgrade
Encaminhamento do turista para um serviço de qualidade superior, normalmente derivado por um overbooking ou quando o cliente não está satisfeito com o produto dado, ou simplesmente porque não condiz com o solicitado na reserva.
 
Viagens
Viagens turísticas: são aquelas em que seccombinam pelo menos dois dos serviços seguintes: a) Transporte; b) Alojamento; c) Serviços turísticos não subsidiários do transporte edo alojamento (Decreto-Lei n.º 199/2012, de 24 de agosto).
Viagens Turísticas Organizadas: são as viagens que, combinando previamente pelo menos dois dos serviços seguintes, sejam vendidas ou propostas para venda a um preço com tudo incluído, quando excedam vinte e quatro horas ou incluam uma dormida: a) Transporte; b) Alojamento; c) Serviços turísticos não subsidiários do transporte e do alojamento, nomeadamente os relacionados com eventos desportivos, religiosos e culturais, desde que representem uma parte significativa da viagem (Decreto-Lei n.º 199/2012, de 24 de agosto).
Viagens por medida: são deslocações preparadas a pedido do cliente para satisfação das solicitações por este definidas (Decreto-Lei n.º 199/2012, de 24 de agosto).
 
VIP
Very Important Passenger - são passageiros a quem é dada especial atenção e tratamento.

Mini-glossário

 

 

bottom of page